Chega ao Brasil nova opção para tratar HIV: Dovato

Medicamento é combinação de dois antirretrovirais - dolutegravir 50 mg e lamivudina 300 mg

Publicado em 26/11/2021
hiv dovato
Substâncias eram usada no País com tenofovir, o qual, descobriu-se, é dispensável

Foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta semana, nova opção para tratamento do HIV no País.

Curta o Guia Gay no Instagram

O Dovato é uma combinação de dois antirretrovirais - dolutegravir 50 mg e lamivudina 300 mg - em um só comprimido.

O primeiro impede que o DNA viral se integre ao material genético das células humanas. O segundo age interferindo na conversão do RNA viral em DNA, o que evita a multiplicação do vírus.

O "esquema" (como chamam os médicos) com os dois antirretrovirais em pílulas separadas já era usado no Brasil, mas incluía o tenofovir.

Estudos realizados nos últimos anos descobriram que é possível controlar o HIV sem o tenofovir.

Dos três, o tenofovir era o medicamento com mais efeitos colaterais, podendo causar, a longo prazo, problemas renais e perda óssea.

No entanto, pacientes que começarão tratamento com antirretrovirais agora ou que usam quaisquer outros "esquemas" e queiram passar a tomar o Dovato devem, primeiro, usar a combinação dos três - dolutegravir, lamivudina e tenofovir - por seis meses.

O período é indicado para ter ciência se o paciente não terá resistência ao dolutegravir e saber se o vírus ficará controlado, ou seja, indetectável no exame de sangue. 

Quem já faz uso dessa tríade de medicamentos poderá receber prescrição do Dovato imediatamente.

A farmacêutica responsável é a GSK/ViiV Healthcare. No Brasil, este e quaisquer outros medicamentos contra HIV são distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SMS).

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.