Coronavírus faz Brasil mudar regra para medicamentos contra HIV

Ministério da Saúde divulgou circular com novos procedimentos e reforços de cuidados com a saúde

Publicado em 18/03/2020

O Ministério da Saúde divulgou, na terça-feira 17, circular a respeito de pessoas que vivem com HIV no contexto da pandemia do Covid-19.

Antirretrovirais, HIV e coronavírus
Receituários para retirada de medicamentos valerão por 90 dias

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Para diminuir a ida de soropositivos aos serviços de saúde para retirar os antirretrovirais, recomenda-se que eles sejam dispensados por três meses.

Todos os formulários e receiturários médicos passam a valer também por 90 dias. Consultas médicas devem ser espaçadas, se as condições clínicas da pessoa permitirem.

A pasta também lembra da importância de se vacinar contra influenza e pneumococos, reduzindo complicações gripais e respiratórias.

Para todos os soropositivos, os cuidados de higine frente à epidemia do novo coronavírus são os mesmos que para as demais pessoas.

A circular destaca a lavagem frequente de mãos com água e sabão ou álcool-gel (70%), que se evite tocar olhos, nariz e boca e ter contato com pessoas doentes, além de cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, limpar e desinfectar objetos e superfícies tocados com frequência e ficar em casa e evitar contato com pessoas quando estiver doente.

Para os usuários da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV, a PrEP, a orientação é que possam retirar medicamentos para até quatro meses, respeitando os estoques disponíveis nos Estados.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.