Covid-19 pode atrasar luta contra aids em 10 anos

Bloqueios entre países e interrupções de viagens deve afetar tratamento do HIV

Publicado em 09/07/2020
Aids: covid-19 pode prejudicar luta contra doença
África, Leste Europeu e Ásia Central preocupam agência

A covid-19 não é um perigo que se encerra em si mesma. O novo coronavírus afeta o tratamento de outras infecções, como o HIV.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

A Unaids, agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para a aids, divulgou, na segunda-feira 6, que o progresso contra o HIV pode ser adiado em 10 anos ou mais por causa da pandemia atual.

"As metas globais de HIV estabelecidas para 2020 não serão atendidas", afirmou a agência, segundo a NBC News.

Dados de 2019 mostram que 38 milhões de pessoas no mundo vivem com o vírus do HIV. No ano passado, foram registrados 1,7 milhão de novos casos.

"Todos os dias, na próxima década, são necessárias ações decisivas para colocar o mundo de volta aos trilhos e acabar com a epidemia da aids até 2030", disse Winnie Byanyima, diretora-executiva da Unaids.

De acordo com a ONU, Leste Europeu e Ásia Central são as regiões em que o vírus mais se dissemina - o aumento de novas infecções foi de 72% desde 2010.

O relatório da agência informa que a covid-19 "já impactou seriamente" a luta contra a aids com bloqueios e interrupções no comércio e em viagens, interrompendo serviços de testagem e tratamento do HIV.

Segundo a agência, interrupção completa por seis meses no tratamento, por exemplo, pode causar mais de 500 mil mortes extras na África Subsaariana no próximo ano, retornando a números de mortes que não se vê desde 2008 na região.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.