Guia Gay Guia Gay BH

Divulgado 3º caso de cura da aids no mundo. Desta vez, em SP

Próxima etapa da pesquisa da Unifesp está parada por causa da pandemia da covid-19

Publicado em 05/07/2020
Divulgado terceiro caso de cura da aids. E foi em São Paulo
Pesquisadores utilizaram diversos medicamentos e uma vacina feita com DNA do paciente

Foi divulgado terceiro de caso de homem que se livrou do vírus HIV. E pela primeira vez foi no Brasil.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Estudo coordenado pelo infectologista Ricardo Sobhie Diaz, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), conseguiu eliminar o HIV de uma pessoa que convivia com o vírus há sete anos.

À CNN Brasil, o homem curado, que não quis ser identificado, mostrou exame que anotava "não reagente" para HIV e disse: "Eu me sinto livre". Ele está sem o vírus no sangue há 17 meses.

A pesquisa começou em 2013 somente com pacientes indetectáveis - que estavam tomando antirretrovirais e, portanto, apresentam carga viral tão baixa que não podem contaminar outra pessoa.

Diaz explica o processo: "A gente intensificou o tratamento. Usamos três substâncias no estudo, além de criar uma vacina".

Foram usadas combinações variadas de medicamentos, além de uma vacina produzida com o DNA do paciente.

A pesquisa está paralisada no momento por causa da pandemia da covid-19. Na próxima etapa serão estudados 60 pacientes, e desta vez, mulheres estarão incluídas. 

Os outros dois casos de cura do HIV vieram por causa de transplante de médula óssea, procedimento caro e de alto risco. 

Foram curados desta maneira o norte-americano Timothy Ray Brown, conhecido como o "paciente de Berlim", em 2008, e o venezuelano Adam Castillejo, chamado de "paciente de Londres", em março passado.


Guiya EditoraGuia Gay Guia Gay São PauloGuia Gay Guia Gay BrasiliaGuia Gay Guia Gay SalvadorGuia Gay Guia Gay Floripa
Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.