Drauzio Varella: 'Brasil tem um dos melhores programas de HIV'

Médico ressaltou que epidemia no País é concentrada em alguns segmentos, como o de gays e homens bissexuais

Publicado em 20/04/2018
Drauzio Varella fala do programa de HIV e aids no Brasil
Para médico, se Brasil não tivesse implantado programa em 199, hoje teria 18 milhões com HIV

Drauzio Varella ressaltou a relevância e bom funcionamento do programa de tratamento e combate ao HIV que vigora no Brasil.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

O médico e escritor participou do 2º Seminário de Promoção Social Saúde Preventiva do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Brasília, na quinta-feira 19.

"Temos um dos melhores programas de HIV/Aids do mundo – um programa que revolucionou o tratamento e reduziu a velocidade de disseminação da epidemia mundial ao adotar, em 1996, uma política de distribuição gratuita de medicamentos", disse.

Para Varella, "se não tivesse adotado essa política, hoje, em vez de 860 mil, o Brasil teria 18 milhões de brasileiros com HIV – mais ou menos a mesma prevalência da África do Sul". Segundo o médico, cerca de 10% da população adulta da nação africana vive com HIV atualmente.

Ao site Aids.gov.br, Varella falou também dos desafios a serem superados na área de prevenção, principalmente entre a população jovem: "É preciso falar sobre sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis nas escolas".

O médico também citou uma epidemia concentrada no País. Isto é, em subgrupos. Se na média geral da população brasileira, a prevalência de HIV é 0,4%, dentre gays e homens bissexuais, a taxa sobe para 12%. Outras populações de risco são as de profissionais do sexo (6%) e pessoas que usam álcool e drogas (5%).


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.