Efeito de AstraZeneca em HIV+ é o mesmo que em pessoas sem o vírus

Constatação vem de dois estudos realizados com soropositivos que receberam o imunizante

Publicado em 14/05/2021
astrazeneca hiv covid
Não foi notada nenhuma diferença na produção de anticorpos, na resposta imune ou em efeitos colaterais

A vacina da Oxford/AstraZeneca contra a covid-19 tem os mesmos efeitos em pessoas vivendo com HIV em relação àquelas que não possuem o vírus.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

A constatação vem de dois estudos realizados com soropositivos que receberam o imunizante.

O primeiro, realizado no Reino Unido, incluiu 54 participantes de 18 a 55 anos, todos em uso de antirretrovirais, com carga viral indetectável e contagem de CD4 acima de 350 células/mm3.

O segundo, na África do Sul, contou com 104 pessoas, de 18 a 65 anos, também em tratamento e com o vírus controlado, portanto, imunidade normal.

Segundo o UOL, em ambas as pesquisas, não foi notada nenhuma diferença na produção de anticorpos, na resposta imune ou em efeitos colaterais em soropositvos vacinados quando comparados às pessoas que não vivem com HIV.

Pesquisadores de ambos os estudos os divulgaram na forma de pré-print, o que significa que, ainda não foram avaliados por outros cientistas nem publicados em uma revista científica.

Ainda não há informações de como a vacina reage em pessoas com HIV que não estão em tratamento ou estão com a imunidade comprometida pela aids.

No Brasil, pessoas com HIV estão no grupo de comorbidades. Em vários Estados, elas já estão sendo vacinadas.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.