EUA: 59% têm medo de pegar HIV no convívio com soropositivo

Pesquisa revelou alto nível de desconhecimento sobre tratamento e de preconceito

Publicado em 02/08/2020
medo hiv pesquisa discriminação
39% das pessoas LGBT e 47% de não-LGBT não se sentiriam à vontade em ter um cabeleireiro com HIV

Pesquisa recente a respeito de HIV mostra como ainda há pouca informação sobre o vírus nos Estados Unidos.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

O estudo constatou que 59% dos norte-americanos acreditam que "é importante ter cuidado com pessoas que vivem com HIV para evitar contraí-lo".

A ciência diz o contrário. O vírus só pode ser transmitido por contato sexual ou pelo sangue e apenas se a pessoa soropositiva não estiver tomando antirretrovirais regularmente. Pessoas indetectáveis não transmitem HIV, mesmo que convivendo com o vírus.

O desconhecimento vai além. Apesar do tratamento estar disponível há mais de 20 anos, apenas 60% dos entrevistados sabiam que o HIV é tratável.

Somente uma pessoa em cada três concordou que soropositivos "não deveriam ter que dizer aos outros que estão vivendo com HIV". Ou seja, a maioria acredita que é necessário que soropositivos se exponham.

Quase metade (45%) dos entrevistados que se identificam como da comunidade LGBT afirmou que ficaria desconcortável se um médico ou dentista dissesse que tem HIV. O número sobe para 56% dentre pessoas que não são LGBT.

Também há preconceito em outras áreas: 39% das pessoas LGBT e 47% de não-LGBT não se sentiriam à vontade em ter um cabeleireiro com HIV, e 30% de LGBT e 32% de não-LGBT não ficariam confortáveis em trabalhar com um colega que é portador do vírus.

A pesquisa ouvir 2.506 adultos e foi comandada pela Associação contra a Difamação de Gays e Lésbicas (Glaad, na sigla em inglês) e a farmacêutica Gilead.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.