Expectativa de vida de HIV+ na América Latina aumenta, diz pesquisa

Número que era de 51 anos em 2003 saltou para 69,5 anos em 2017

Publicado em 26/04/2021
hiv pesquisa expectativa de vida brasil
Mesmo com subida, número é menor do que a expectativa de vida geral na região. Foto: Depositphotos

Estudo recém-publicado mostrou que a expectativa de vida de pessoas com HIV na América Latina aumentou consideravelmente nas últimas décadas.

Curta o Guia Gay no Instagram

Segundo a pesquisa, uma pessoa soropositiva com 20 anos de idade e em tratamento do vírus tinha, em 2003, expectativa de viver até os 51 anos. Já em 2017, o número saltou para 69,5 anos.

Entretanto, ainda há diferença significativa em relação à média alcançada pela população. Na região, a expectativa média de vida é de 78 anos.

O estudo do Vanderbilt University Medical Center, dos Estados Unidos, englobou pessoas do Brasil, Argentina, Chile, México, Peru e Honduras. 

Vários fatores podem influir na expectativa de vida de soropositivos, tais como sexo da pessoa, orientação sexual, uso de drogas injetáveis, histórico de tuberculose e o quão baixa a imunidade estava quando se começou a tomar os antirretrovirais. 

Mulheres, por exemplo, têm expectativa de vida mais alta do que homens - sejam gays, bissexuais ou heterossexuais.

Dentre os motivos para a expectativa de vida ter aumentado no período está o fato do tratamento, já há algum tempo, se iniciar assim que se descobre o vírus no sangue e não mais quando a contagem de células de defesa CD4 estavam a uma patamar mais baixo, como era o recomendado anos atrás.

Participaram do estudo 30.688 pessoas com 16 anos ou mais. Dessas, 17.491 (57%) eram dessas nações e 13.197 (43%) apenas do Haiti, que teve resultados divulgado separadamente.

No Haiti, a expectativa de vida de um jovem de 20 anos com HIV pulou de 33,9 anos para 61,2 anos no mesmo período. Na população em geral, a expectativa de vida é de 69,9 anos.

A pesquisa foi publicada pela revista científica The Lancet HIV.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.