HIV+ acima de 40 anos devem tomar estatina, diz entidade

Indicação inclui pessoas que não têm colesterol alto

Publicado em 02/12/2023
Remédio para colesterol reduz risco de doenças no coração
Estudo observou redução de 35% de doenças cardíacas em quem fez uso de medicamento

Baseada em um recente estudo, a Associação Britânica de HIV sugere que pessoas soropositivas para o vírus e que tenham acima de 40 anos façam uso diário de estatinas.

Curta o Guia Gay no Instagram

Estatinas são a base dos medicamentos que reduzem colesterol no sangue.

A entidade sugere que mesmo quem estiver com o colesterol baixo deve tomar o fármaco.

O estudo, chamado Reprieve, envolveu 7.769 participantes soropositivos.

Parte das pessoas recebeu estatina e outra parte, placebo. Aquelas que tomaram estatina tiveram menor probabilidade de desenvolver problemas cardiovasculares graves.

Houve redução de 35% em eventos cardiovasculares em acompanhamento médio de cinco anos. Foram recrutadas apenas pessoas com risco baixo e moderado para doenças cardíacas graves.

"Recomendamos que todas as pessoas que vivem com HIV com 40 anos de idade ou mais recebam estatina para prevenção primária de doença cardiovascular, independentemente do perfil lipídico ou do risco estimado de doença cardiovascular", diz o relatório divulgado em novembro.

O estudo sugere uso de pitavastatina ou atorvastatina.

A entidade ressalta que além do medicamento, deve-se se atentar para uma boa alimentação e cuidado com vícios, já que obesidade, cigarro e uso excessivo de álcool são os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.