Leucemia transmitida pelo sexo é nova preocupação no Brasil

Especialistas pediram ao Ministério da Saúde que se faça campanhas sobre HTLV

Publicado em 16/11/2016
htlv doença sexo brasil camisinha
Até mesmo médico conhecem pouco sobre doença

Aids e HIV já te preocupavam? Pois o governo brasileiro começa a dar atenção a uma nova sigla que também representa ameaça transmitida pelo sexo sem proteção: o HTLV. 

Curta o Guia Gay BH no Facebook 

Na semana passada, o Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, recebeu especialistas que atuam na área. A diretora do Grupo Vitamore de apoio aos portadores de HTLV, Sandra do Vale, e a representante do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em HTLV da Fundação Hemominas, Anísia Soledade Ferreira, levaram um pedido ao governo: que se passe a fazer na mídia campanhas de prevenção desse agente transmissor. 

O HTLV é um retrovírus que causa tipo raro de leucemia de células T, fundamentais para defender o organismo de vírus, fungos e algumas bactérias. Considerado uma IST, possui dois tipos: o HTLV-I, implicado em doença neurológica e leucemia, e o HTLV-II, pouco evidenciado como causa de doença.

De acordo com o departamento, das pessoas infectadas, a maioria não apresenta sintomas, e entre 1% e 5% desenvolvem distúrbios tais como problemas neurológicos, dificuldade para defecar ou urinar, leucemia e outras doenças inflamatórias.

O retrovírus é transmitido por meio de esperma, secreções vaginas, sangue e da mãe para o bebê. Camisinha nas relações sexuais é a principal forma de prevenção. 

Em comunicado, o órgão governamental disse ter recebido bem a proposta de passar a fazer campanhas sobr HTLV e reconheceu que até mesmo médicos não sabem muito sobre a infecção.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.