Mandetta invisibilizou LGBT e retrocedeu em política contra HIV

O agora ex-ministro da saúde deixou de usar estratégia de prevenção recomendada pela OMS

Publicado em 17/04/2020
mantetta jair bolsonaro
Jair Bolsonaro e Mandetta: gestão que significou muitos passos atrás

Nesta sexta-feira 17, oficialmente, Luiz Henrique Mandetta (DEM) deixou de ser ministro da Saúde após divergências com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas ações contra a pandemia do novo coronavírus. 

Curta o Guia Gay BH no Facebook

O que Mandetta deixa como legado, entretanto, vai além do que fez e não fez sobre a covid-19.

Nos mais de 16 meses à frente da pasta, o médico ortopedista comandou ações que invisibilizaram LGBT e que representaram grave retrocesso no enfrentamento ao HIV.

Ao contrário dos últimos governos, de Lula, Dilma Rousseff (ambos do PT) e Michel Temer (MDB), as campanhas de prevenção à aids deixaram de ter peças publicitárias especifícias para o público LGBT. Houve apenas criações com mensagens gerais. 

Outro passo atrás foi a falta de editais para realizações de ações contra HIV em paradas do orgulho LGBT, estratégia criada no governo Fernando Henrique Cardoso, na década de 1990, e que só foi interrompida em 2019, quando não houve abertura de apoio para este ano. 

Em 2019, ainda houve recursos financeiros para tais campanhas, mas todo o processo de análise ocorreu no governo de Temer, ainda em 2018. A antecipação do processo foi feita justamente por receio de que o governo Bolsonaro não desse continuidade à ação. E não deu! 

A política contra o vírus da aids sofreu outros importantes reveses.

Uma das primeiras mudanças foi posição do órgão dentro do ministério.

Como denunciado pelo infectologista Rico Vasconcelos, o Departamento Nacional de IST/Aids e Hepatites Virais, criado em 1986 - sem o Hepatites Virais - virou uma coordenadoria dentro do Departamento de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Entidades do movimento social de HIV/aids reclamaram pela invisibilidade e pela disputa de verbas internas que tal modificação ocasionou.

Houve também desativação dos perfis do órgão nas redes sociais. Tal gestão ficou sob responsabilidade direta do Ministério da Saúde. 

O mais criticado, entretanto, foi o abandono da política recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e que vinha sendo adotada pelo Brasil de promover a prevenção combinada. 

Essa estratégia divulga várias formas de proteção contra o HIV, tais como profilaxia pré e pós exposição (Prep e PEP), carga viral zerada de quem é soropositivo e preservativo. 

As campanhas de prevenção, que passaram a ter tons mais negativos e de medo, voltaram o foco apenas ao preservativo, o que levou a política para um ponto de anos atrás e em descompasso do que é feito em grande parte dos países do Ocidente. 

No site do departamento, ainda são divulgadas informações a respeito de prevenção combinada, mas não há banners para promoção dessa estratégia, o que havia antes da gestão de Mandetta e que duraram apenas por pouco tempo depois de sua posse. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.