Mulheres trans poderão engravidar, afirma cirurgião

Transplante de útero já é possível em mulheres cisgêneras

Publicado em 18/11/2019
Mulheres transexuais poderão engravidar, diz médico
Única restrição é que parto seja feito por cesariana, diz médico

O desejo de gestarem seus próprios filhos pode ser uma realidade para as mulheres transexuais.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

O cirurgião britânico Christopher Inglefield, fundador da London Transgender Clinic, na Inglaterra, afirmou que é possível fazer transplante de útero em mulheres trans para que elas possam engravidar.

Há um ano, foi realizado com sucesso, no Brasil, parto de um bebê nascido de um útero transplantado em mulher cisgênera.

Segundo o médico, o procedimento em pessoas trans é o mesmo que o feito nas cis. A pélvis mais estreita nas primeiras também não é um problema, a única recomendação é que o parto seja exclusivamente feito por cesariana, informou o Hypeness.

A dificuldade maior para o procedimento está na "coleta" do útero doador, já que é preciso que as veias e artérias do órgão não sejam danificados. A conexão destas porém acontecem de forma idêntica em homens e mulheres – nas mesmas veias receptoras.

"Uma vez que a comunidade médica aceita isso como um tratamento para mulheres com infertilidade uterina, como a ausência congênita de um útero, seria ilegal negá-lo a uma trans que completou sua transição", afirmou Inglefield.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.