Nova vacina contra o HIV começa a ser testada na África

Imunizante foi desenvolvido por parceria internacional

Publicado em 30/08/2021
vacina hiv
Estudo envolverá 88 adultos, HIV negativos, entre 18 e 55 anos. Foto: Depositphotos

Nova vacina para prevenir a infecção pelo HIV começou a ser testada, desta vez, na África.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

As doses já têm sido administradas no Centro de Pesquisa em Saúde da Família em Lusaka, na Zâmbia. Os testes se estenderão também por Quênia e Uganda.

O imunizante foi desenvolvido por parceria entre Europa e África em busca de vacina contra a aids e é chamado de Great (na sigla, em inglês), a qual tem a Universidade de Oxford como a principal afiliada.

"As parcerias internacionais são cruciais no desenvolvimento e avaliação de candidatas a vacinas contra o HIV em países e comunidades onde as vacinas contra o HIV terão, em última instância, o maior impacto na saúde pública", disse o diretor do centro na Zâmbia e principal cientista do estudo, o médico William Kilembe.

O objetivo do ensaio, chamado HIV-CORE 006, é avaliar a segurança, a tolerância e imunoginicidade da nova HIVconsvX, vacina que visa uma ampla gama de variantes do HIV e cepas em quaisquer regiões geográficas do planeta.

O estudo envolverá 88 adultos, HIV negativos, entre 18 e 55 anos, considerados sem alto risco de infecção. Eles tomarão duas doses (com intervalo de quatro semanas) da vacina.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.