PrEP perto do sexo dá menos problemas renais do que a diária

Estudo também demonstrou que tratamento pontual consegue reverter os poucos casos de efeitos colaterais

Publicado em 08/11/2021
rim prep hiv
Estudo acompanhou 3 mil homens gays e bissexuais. Foto: Depositphotos

Um estudo descobriu que usar profilaxia pré-exposição ao vírus HIV, conhecida como PrEP, apenas quando for ter relações sexuais é mais seguro para os rins do que tomá-la diariamente.

Curta o Guia Gay no Instagram

A PrEP é combinação de dois antirretrovirais - entricitabina e tenofovir - que também são usados para tratamento de pessoas que já possuem HIV.

O tenofovir, no entanto, tem pequenas chances de causar mau funcionamento nos rins e levar a perda óssea.

Estudo francês, nomeado Prévenir, acompanhou 3 mil homens gays e bissexuais entre 2017 e 2020. Uma parte deles usava PrEP sob demanda - ou seja, eventualmente, quando já sabe que terá relações - outra parte ingeria o comprimido todos os dias.

A análise detectou alteração significativamente maior na função renal no segundo grupo.

De acordo com o UOL, a pesquisa foi apresentada na 18ª Conferência da Sociedade Europeia de Aids, realizada na última semana de outubro, em Londres.

O estudo revelou também que tanto a disfunção renal quanto a perda óssea podem ser revertidas diminuindo a frequência da ingestão dos comprimidos.

Esses efeitos colaterais do tenofovir aparecem em menos de 1% dos usuários do medicamento e são progressivos. Exames de sangue e urina feitos regularmente podem detectar quando as células estão começando a ser intoxicadas pela droga e o médico define como prosseguir.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.