Termo DST é banido pelo Governo Federal. Veja o que entra no lugar

Novo termo já é utilizado pela Organização Mundial de Saúde

Publicado em 15/11/2016
ist infecção sexualmente transmissível
Mudança influi em documentos oficiais e até no nome do órgão do governo federal para a área

Mudança conceitual e de nomenclatura no governo federal no que diz respeito a enfermidades transmitidas pelo sexo. Em comunicado oficial na segunda 14, o então Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais determinou que passará a utilizar o termo 'infecções sexualmente transmissíveis - IST" ao invés de "doenças sexualmente transmissíveis - DST".

Curta o Guia Gay BH no Facebook

A explicação da mudança, que influi até o nome do órgão, foi explicado pela diretora do departamento, Adele Benzaken. “A denominação ‘D’, de ‘DST’, vem de doença, que implica em sintomas e sinais visíveis no organismo do indivíduo. Já ‘infecções’ podem ter períodos assintomáticas (sífilis, herpes genital, condiloma acuminado, por exemplo) ou se mantém assintomáticas durante toda a vida do indivíduo (casos da infecção pelo HPV e vírus do Herpes) e são somente detectadas por meio de exames laboratoriais.”

O termo IST já é utilizado pela Organização Mundial da Saúde e passará a constar de todos os documentos do governo federal a partir de agora.

Em tempo: especialistas preferem o termo infecção quando o agente - vírus ou bactéria, por exemplo - é passado de um ser vivo para outro. E transmissão é mais empregada quanto a passagem dá-se de um objeto para um ser vivo.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.