Bolsonaro chora! Casais homossexuais são família sim, reforça STF

Processo chegou à corte máxima do País por processo impetrado pelo PT

Publicado em 16/09/2019
stf família lgbt gay lésbica
Decisão anula restrição de lei no DF que considerava família apenas as formadas por homem e mulher

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na segunda-feira 16, que uniões de pessoas de mesmo sexo não podem ser excluídas do conceito de entidade familiar e, portanto, não devem ser excluídas de políticas públicas voltadas para a família.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

O STF decidiu sobre o caso ao julgar Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) apresentada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) que questionava a Lei 6.160/2018 do Governo do Distrito Federal.

O artigo 2º desta lei define como entidade familiar apenas o núcleo formado a partir da união entre um homem e uma mulher por meio de casamento ou união estável. Por causa disso, todos os casais formados por gays ou lésbicas no DF não podiam mais ter acesso a políticas públicas voltadas à família.

Relator da ação, o ministro Alexandre de Moraes acatou os argumentos do PT de que a legislação distrital, da forma como redigida, violava os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da isonomia ao restringir o conceito de família, deixando de fora as uniões homossexuais.

"Quando a norma prevê a instituição de diretrizes para implantação de política pública de valorização da família no Distrito Federal, deve-se levar em consideração também aquelas entidades familiares formadas por união homoafetiva", escreveu Moraes em seu voto, que foi acompanhado por todos os demais ministros do Supremo.

Moraes lembrou que o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi reconhecido pelo STF em 2011 e que a Corte já julgou inconstitucional qualquer dispositivo do Código de Processo Civil que impeça o reconhecimento dessas uniões.

O presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) tem várias falas nas quais ele defende que família é a formada apenas por um homem e uma mulher. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.