Entidade pede que LGBT não se assumam na pandemia. Saiba por quê

Dica é conversar com alguém e pedir conselhos enquanto a quarentena durar

Publicado em 17/04/2020
outing lgbt
Sugestão é para evitar má recepção da notícia aos país que às vezes expulsam filho de casa

Para alguns LGBT, a saída do armário termina com abraço carinhoso dos pais e uma frase que gruda na mente: "eu só quero que você seja feliz". Mas para outros, não é bem assim.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Foi pensando nesses últimos que uma importante entidade arco-íris britânica tem pedido para que o momento de se assumir seja adiado enquanto não vencermos a pandemia da covid-19.

"Se você é jovem e pensa em se assumir, pressione a tecla 'pause' até você ter apoio", aconselhou Tim Sigsworth, presidente da Albert Kennedy Trust (AKT), instituição que ajuda jovens LGBT sem-teto.

O motivo é simples: durante a quarentena, muitas pessoas estão estressadas. O convívio forçado dentro das casas alimenta rusgas, discussões e situações que poderiam se encaminhar de outra maneira pós-pandemia.

Em muitos países, há relatos e pesquisas que mostram aumento da violência contra crianças e mulheres durante a quarentena.

"Converse com alguém, peça bons conselhos. Talvez faça uma pausa por um minuto e veremos como está a situação", diz Sigsworth.

Muitos pais reagem tão mal à descoberta da verdadeira sexualidade ou identidade de gênero dos filhos que os expulsam de casa e é aí que mora o perigo.

"Você não pode prever, nesse momento sem precedentes [que estamos vivendo] como seus pais reagirão", explica. "Eles, como você, estão sob muito estresse e podem não reagir de maneira positiva."

"Todos estamos sendo instruídos a se auto-isolar, portanto, estar nas ruas deve ser o local mais perigoso para um jovem vulnerável no momento", acrescentou.

Estudos no Reino Unido apontam que um em cada 10 pais se sentiria desconfortável se o filho fosse LGBT e um em cada cinco se preocupa com a reação de outros membros da família se o filho for LGBT.

Além disso, segundo entidades do país, um quarto dos moradores de rua no Reino Unido são LGBT.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.