Jornalista Elian Matte denuncia diretor da Record por assédio

Segundo boletim de ocorrência, investidas de Márcio Santos teriam começado há um ano

Publicado em 25/11/2023
Assédio gay: diretor da Record é acusado por jornalista Elian Matte
Márcio Santos diz que é mentira de Elian Matte

Diretor do setor de RH da RecordTV, Márcio Santos está sendo acusado de assédio sexual contra o jornalista Elian Matte.

Curta o Guia Gay no Instagram

À revista Piauí, Elian disse que é alvo das investidas de Márcio há pouco mais de um ano.

“Sou roteirista do programa do Cabrini e, desde o ano passado, venho sendo alvo de assédio sexual por arte do diretor de RH da Record, Márcio Santos. São pedidos insistentes para sair e apesar das minhas negativas, continuou com conversas no WhatsApp onde pergunta o tamanho do meu órgão genital, onde diz que tem ciúmes doentio por mim e que precisa de ajuda médica", diz trecho do boletim de ocorrência feito pelo jornalista no último dia 14 e divulgado pela colunista Fábia Oliveira, do Metrópoles.

Elian, que é editor do programa de Roberto Cabrini, na emissora, continua o relato no documento.

"Com medo de ser demitido (até pelo cargo que ele ocupa), eu até cedi por um período, tinha medo de cortá-lo e ser dispensado. Mas tudo piorou quando começou a usar a estrutura da TV para me monitorar. Pelas câmeras de segurança da redação, aproximava a câmera no volume da minha calça e perguntava se eu estava de ‘pau duro’. Fez isso por diversas vezes."

"Tive crises fortes de burnout, procurei ajuda com a médica da Hadassah (clínica do Grupo Record). Ela me afastou, me diagnosticou com burnout, emitiu um atestado com o CID da doença. Uma semana depois, a médica me envia mensagens dizendo que foi ameaçada pela direção e precisa me enviar um novo atestado modificado, pois era proibido o diagnóstico de burnout. Estou com os atestados alterados. Houve quebra de sigilo médico, alguém do RH ameaçou a médica."

À reportagem, o jornalista relata que fez três denúncias contra Márcio à própria Record. Uma delas foi um e-mail escrito ao presidente do canal, Luiz Claudio da Silva Costa, que não respondeu.

Ele diz que foi orientado a fazer B.O. em reunião com o jurídico da emissora, que também teria indicado que ele depois esquecesse do assunto e focasse no trabalho.

Elian está afastado atualmente do trabalho, pelo INSS, por "esforço excessivo".

Em sua defesa, à publicação, o diretor de RH alega que é vítima de uma "mentira" e que tudo não passou de "brincadeiras". A emissora não se pronunciou.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.