Justiça faz casal gay 'devolver' bebê adotado em Goiás

Juliano Peixoto de Pina e Johnatan Pereira de Araújo perderam a guarda provisória da filha 12 dias depois da criança chegar em casa

Publicado em 05/03/2021
casal gay adoção pirenópolis goiás
Casal criou perfil nas redes sociais com pedido de apoio na luta pela guarda da criança

Um casal gay teve seu sonho de serem pais interrompido supostamente por homofobia.

Curta o Guia Gay no Instagram

Juliano Peixoto de Pina e Johnatan Pereira de Araújo perderam a guarda provisória da filha apenas 12 dias depois da criança chegar em casa.

O casal, que vive em Pirenópolis (GO), esperou seis anos na fila da adoção, cumpriu todos os procedimentos recomendados, tais como participação em reuniões de preparação, entrevistas com médicos e psicólogos, e entrega de inúmeros documentos.

Em agosto  de 2020, foram contatados pela Vara da Infância e Juventude da cidade e souberam que os pais dependentes químicos perderam a guarda de cinco crianças. Todas haviam ido para os chamados "lares acolhedores".

Os dois disseram que não tinham condições de adotar todos os irmãos, e manifestaram interesse em adotar a criança mais nova, Ana Sofia.

Um mês depois, eles foram chamados para assinar documentos para a guarda provisória do bebê, que eles passaram a chamar de Aurora.

Mas, então, algo inesperado ocorreu: a família acolhedora não quis entregar a criança. O casal entrou com mandado de busca e apreensão da criança.

"Em um primeiro momento estava tudo certo. Coloquei a família acolhedora dentro da minha casa e expliquei que daríamos amor e todo o cuidado possível. Eles foram embora e nós continuamos nossa vida com a nossa filha", contou Juliano ao Mais Goiás.

Apenas 12 dias depois, a família acolhedora conseguiu liminar na Justiça, que levou em consideração o laço afetivo que a mãe acolhedora teve com a criança.

Juliano e Johnatan não desistiram. Eles aguardam o julgamento de um agravo interno no Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), que deve ocorrer no próximo dia 15. Caso percam, eles levarão o caso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Segundo Juliano, o retorno de Aurora à família acolhedora é ilegal, já que essas famílias não podem adotar menores abrigados.

"O sentimento é de que tem um preconceito velado por sermos um casal homoafetivo. Somos habilitados para a adoção, a lei nos ampara. Juridicamente, a família acolhedora não tem direito de adotá-la, justamente para evitar adoções à brasileira como ocorreu. A família que acolheu provisoriamente não está apta, não passou pelo processo previsto no SNA", explicou.

O casal criou perfil nas redes sociais com pedido de apoio na luta pela guarda da criança. Um abaixo-assinado também foi criado.

 

"O quartinho dela está todo montado. Tudo organizado. O tempo está passando, a saudade aumenta e a esperança que ela volte vai morrendo, mas não vamos desistir”, afirmou.

"A dor que sentimos sem ela [Aurora] é imensa. Nós somos os prejudicados na história. É como se o abrigo impedisse que uma criança fosse adotada. É inadmissível."

Em vídeo publicado nas redes sociais, a mãe acolhedora, chamada Thays Veiga Miranda, afirma que é madrinha da criança e conhece a família biológica da menina.

Ela diz que não faz parte do programa de família acolhedora e apenas assinou um termo para ser a responsável provisória da criança. "

"Ela é minha filha, independente de laço sanguíneo. A gente já recebeu visita psicossocial, já passei por todos os trâmites que precisam para adotar uma criança. Já entramos com processo de adoção dela”, afirmou.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.