Justiça manda Record tirar vídeo homofóbico do ar

Liminar também considerou razoável pedido de indenização de R$ 10 milhões

Publicado em 30/11/2023
Record é obrigada a tirar fala homofóbica de Edir Macedo do ar
Edir Macedo comparou homossexuais a ladrões em mensagem de natal em 2022

A Justiça Federal determinou que a RecordTV deve retirar do ar um programa considerado homofóbico e preconceituoso.

Curta o Guia Gay no Instagram

A ação teve como alvo vídeo apresentado pelo bispo Edir Macedo na véspera do natal do ano passado.

Em um dos trechos, Macedo afirmou que “ninguém nasce mau, ninguém nasce ladrão, ninguém homossexual ou lésbica”. Em seguida, destacou que “todo mundo nasce perfeito com a sua inocência, porém o mundo faz das pessoas aquilo que elas são quando elas aderem ao mundo”.

Mais

>>> Em mensagem religiosa, Edir Macedo compara gays a ladrões

Na liminar, concedida na segunda-feira 27, a 10ª Vara Federal de Porto Alegre afirma que esse tipo de associação feita por Macedo, além de ser ofensiva, "incita a discriminação e a intolerância" contra a comunidade LGBT..

"Trata-se de discurso de ódio, que desafia as garantias constitucionais e é repudiado por nosso sistema jurídico, devendo ser combatido por todos os meios", aponta a decisão.

Ao determinar a retirada da íntegra do programa de todos os meios de comunicação, a Justiça afastou a tese de censura e esclareceu que o autor da fala assumiu o risco de ver o conteúdo retirado em razão da ofensividade.

A Justiça também considerou razoável o pedido de R$ 10 milhões de indenização por danos morais coletivos e disse que está de acordo com os parâmetros definidos pelo Código de Processo Civil.

A ação civil pública foi proposta pela Aliança Nacional LGBTI+, Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas – Abrafh e Nuances – Grupo pela Livre Expressão Sexual, em coautoria com o Ministério Público Federal (MPF),

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.