Kalil sugere Bienal em BH. 'Aqui não se prende livro', diz secretário

Sugestão veio após sucessivas tentativas de censura ao evento por parte do prefeito do Rio de Janeiro

Publicado em 08/09/2019
Prefeito de BH, Alexandre Kalil oferece BH para sediar Bienal do Livro após tentativa de censura do prefeito do Rio, Marcelo Crivella
Prefeito já fez discursos contra a intolerância e de inclusão à diversidade

O prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD), sinalizou que a capital mineira está de braços abertos para receber a Bienal do Livro, que está sendo realizada no Rio de Janeiro.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Secretário Municipal de Cultura de BH, Juca Ferreira escreveu em seu perfil no Twitter, no sábado 7: "Acabo de conversar com o prefeito Alexandre Kalil: Belo Horizonte está se oferecendo para sediar a próxima Bienal do Livro. Aqui não se prende livro nem se cultua a ignorância."

Mais
>>> 'A parada gay não incomoda ninguém', diz Alexandre Kalil

Na sequência, em outro post, Ferreira escreveu: "#CensuraNuncaMais".

 

 

As mensagens faziam referência à mobilização do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), que desde a quinta-feira 5 tenta recolher livros que tenham a temática LGBT no evento.

Uma seguidora questionou o secretário sobre o episódio na última Virada Cultural de BH em que uma performance do grupo Academia TransLiterária foi cancelada um dia antes.

Ele respondeu: "Não é verdade [a proibição]. Programamos na virada um cortejo trans, com uma Nossa Senhora Trans, saindo da porta de uma igreja. O bispo se mobilizou com grupos cristãos organizou uma banca de advogados para cancelar toda a virada. Iamos ser massacrados. Não temos força para fazer tudo."

E continuou: "Precisamos encarar com seriedade esse momento que o país vive. Não podemos tudo. O evento estava na nossa programação da Virada, mas o bispo - presidente da CNBB - articulou uma reação pesada. Ação para proibir toda a virada, mobilização dos cristãos, imprensa etc."

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.