Marinha pode punir oficial gay que falou de cheque para Michelle

Michel Uchiha é pré-candidato a vereador no Rio de Janeiro e tem recebido ameaças

Publicado em 20/09/2020
Oficial gay da Marinha, Michel Uchiha pode ser expulso por postar crítica a Michelle Bolsonaro
A acusação é que Uchiha estaria fazendo uso político-partidário das redes sociais, o que é vetado pela legislação interna da Marinha. 

Terceiro sargento na Escola Naval, Michel Uchiha, de 30 anos, é alvo de sindicância aberta na Marinha.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

A razão é questionamento feito por Uchiha nas redes sociais do porquê a primeira-dama do País, Michelle Bolsonaro, ter recebido R$ 89 mil do ex-assessor de seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos), Fabrício Queiroz.

Segundo o UOL, se a investigação concluir que ele infringiu regras das Forças Armadas, será aberto processo disciplinar que pode levar até a expulsão dele das fileiras da Marinha. 

Uchiha afirma que, após tornar pública sua pré-candidatura a vereador pelo PSB no Rio de Janeiro, passou a receber ameaças dos colegas de farda por meio de mensagens.

"Não aguenta um tapa" e "não aguenta um minuto no tatame" foram algumas das mensagens divulgadas no WhatsApp. Uchiha é abertamente gay.

A acusação é que ele, integrante da Marinha há 11 anos, estaria fazendo uso político-partidário das redes sociais, o que é vetado pela legislação interna da Marinha. 

Segundo documento ao qual a reportagem teve acesso, a Marinha do Brasil alega que abriu a sindicância porque o praça "publicou em suas redes sociais declarações ofensivas ao sr. presidente da República e respectivos familiares".

Ele relata sobre as ameaças: "O que deixou algumas pessoas indignadas foi o fato de ter um militar candidato a vereador gay e na esquerda. Se fosse na direita, estava tudo certo, não rolariam ataques."

"Rastrearam minhas redes sociais e começaram a perseguição também no perfil do meu noivo. Ele teve que restringir o acesso. Um completo desrespeito."

Questionada, a Marinha informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que "repudia todas as formas de discriminação" e que os militares "devem seguir valores e preceitos contidos no Estatuto dos Militares (EM) - Lei 6.880/80 - e no Regulamento Disciplinar para a Marinha (RDM) - Decreto nº 88.545/83 - como a ética, a honra e o pundonor militar [matéria de honra], dentre outros, de forma individual ou coletiva, em todos os ambientes".

Sobre a investigação, acrescentaram que "o procedimento foi instaurado para apurar possíveis condutas contrárias aos preceitos do EM e do RDM à luz dos fatos e das circunstâncias, com transparência e amplo direito de defesa, nos termos da lei."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.