Não transar com mulher é misoginia? Para dicionário do Google, é

Propostas legislativas querem criminalizar esse tipo de discriminação. Conceito frouxo dá espaço para absurdos

Publicado em 27/04/2023
misoginia gay
Dizer ter nojo de vulva pode tornar-se crime? É possível que sim. E valeria só para gays? Para mulheres héteros não?

Para fazer o trabalho de escola sobre o importante tema da misoginia, Joãozinho confecciona um cartaz com o que encontrou ao buscar o termo no dicionário do maior buscador que existe na internet e acessado por 97% de quem utiliza a rede no Brasil. 

Curta o Guia Gay no Instagram

O que está escrito? "Misoginia. Substantivo feminino. 1. ódio ou aversão a mulheres. 2. aversão ao contato sexual com as mulheres."

Sim, um dos mais respeitados dicionários do mundo, o Oxford, usado pelo Google, trata como algo misógino, discriminatório a homossexualidade masculina! E inclusive a heterossexualidade feminina! 

Não é novidade que a cultura "woke", desvirtuamento da luta identitária rumo ao desrespeito aos direitos humanos, já tem homossexuais em seu alvo. A acusação de que é discriminação não transar com determinado tipo de pessoas é exemplo. 

O que agora indica a definição usada pelo Google é que tal postura contra a liberdade de afeto e desejo ganha escala: a homossexualidade masculina em si já seria desrespeitosa, excludente.

Enfim, algo a ser consertado em nome do que embalam como "direitos humanos" para que não possa ser questionado, apenas aceito. Debater já seria um tipo de absurdo e apontado como vilania. 

google misoginia
Agenda 'woke' já tem gays como alvo. Definição de misoginia representa nova escala

A questão ganha gravidade por o Brasil estar em pleno debate para criminalizar a misoginia e prever até prisão para quem a comete. O ponto é: pela definição do dicionário Oxford, rejeitar sexo com mulher deveria estar no rol de crimes! E pelas ideias de normas a respeito? 

Analisemos duas propostas legislativas apresentadas este ano no Congresso Nacional que miram a criminalização da misoginia. O preocupante do ponto de vista social e falho do ponto de vista jurídico é a conceituação frouxa. Parece caber tudo! 

Com justicativa curta e rasa e texto simplório, o projeto de lei da senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA) não se preocupa em definir o termo no corpo da pretensa norma. Fica em aberto. 

Na justificativa, o escrito flerta com a definição do dicionário: "Misoginia é o sentimento de ódio, repulsa ou aversão às mulheres". Novamente, a palavra aversão, aqui sem nenhum qualificador. 

A continuidade mantém o conceito tão amplo que caberia qualquer interpretação. "É uma forma extrema e repugnante de machismo, que deprecia as mulheres e tudo que é considerado feminino, podendo manifestar-se de diversos modos."

Procurada pela reportagem, a senadora não respondeu. 

Outra iniciativa é uma ideia legislativa, ou seja, algo postado no site do Senado e que recebeu pelo menos 20 mil assinaturas de cidadãos. A autora é a pesquisadora em psicologia Valeska Maria Zanello de Loyola, que atua na Universidade de Brasília.

A justificativa possui tantos argumentos e definições que chega a perder-se. Está aí denúncia sobre o quanto o corpo e existência das mulheres foram desrespeitados e minorizados e o grande nível de violência física que o segmento sofre. 

Dentre muitas linhas, novamente o uso amplo da palavra repúdio. 

"A misoginia é o discurso de ódio e repúdio às mulheres e a todas as características e qualidades a elas relacionadas."

Como já é corrente dentre feministas, há a qualificação de misógino o fato de um homem gay, por exemplo, dizer ter nojo de vulva. Seria motivo para punição para tal lei? A conceituação frouxa dá espaço para tal. E se for uma mulher hétero a dizer aquela frase? 

O psicanalista e ativista gay Eliseu Neto confronta a tentativa de tratar como misoginia o fato de um homem gay rejeitar contato sexual com mulher. 

"Ninguém pode ser punido pelo desejo. Ter aversão ao contato sexual com mulher não é misoginia. Torna-se misoginia se houver atos tais como ofender e agredir", disse ao Guia Gay.

Nota: o Ministério das Mulheres e Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania foram procurados pela reportagem para se pronunciarem sobre o tema, entretanto não responderam. O Guia Gay registrou queixa na Ouvidoria do governo federal para denunciar tal desrespeito com o trabalho da imprensa. 

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.