Nova Zelândia quer prisão de 5 anos para quem oferecer 'cura gay'

Projeto de lei foi apresentado pelo ministro da Justiça. Apenas 4 países impedem procedimento

Publicado em 02/08/2021
new zealand nova zelândia cura gay terapia
Proposta foi bandeira de campanha da primeira-ministra Jacinda Ardern (centro da foto)

O ministro da Justiça da Nova Zelândia apresentou projeto de lei para proibir oficialmente terapias de conversão, conhecidas como "cura gay". A penalidade a quem aplicar o procedimento pode chegar a cinco anos.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

"As práticas de conversão não têm lugar na Nova Zelândia moderna. Elas são baseadas na falsa crença de que a orientação sexual, identidade de gênero ou expressão de gênero de qualquer pessoa está quebrada e precisa ser consertada”, disse Kriss Faafoi, titular da pasta, em comunicado.

No projeto, apresentado na sexta-feira 30, foi proposto que qualquer pessoa que pratique este tipo de terapia em menor de 18 anos está sujeito a pena de três anos de prisão.

Em casos de "danos graves" a pena vai para cinco anos, mas não é especificado o que seria este tipo de lesão.

"Profissionais de saúde, líderes religiosos e defensores dos direitos humanos aqui e no exterior têm se manifestado contra essas práticas como prejudiciais e com o potencial de perpetuar o preconceito, a discriminação e o abuso contra os membros das comunidades do arco-íris", acrescentou.

O governo disse que o projeto não aborda a expressão geral de crenças religiosas ou princípios sobre sexualidade e gênero.

A proposta era uma das promessas de governo da primeira-ministra Jacinda Ardern quando eleita para seu segundo mandato.

A Alemanha aprovou projeto semelhante este ano que veta essa terapia em menores de idade. 

O Brasil foi o primeiro país, em 1999, a acabar com a "cura gay". A prática também é proibida em Malta, no Equador, na ilha autônoma de Taiwan e em alguns estados norte-americanos e canadenses.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.