Padres belgas desafiam Vaticano e abençoam casamento gay

Religiosos fizeram documento com passo a passo sobre como celebrar essas uniões

Publicado em 25/09/2022
casamento gay vaticano
 Bispos afirmam que a igreja quer ser próxima de pessoas homossexuais e não pode "excluir ninguém”

Bispos flamengos, da região da Flandres, criaram bênção para casais homossexuais. A partir de documento publicado no site da conferência episcopal belga na terça-feira 20, eles sugerem o passo a passo de ritual para a união de pessoas do mesmo sexo. O Vaticano é contra a prática.

Curta o Guia Gay no Instagram

No texto, os bispos afirmam que a igreja quer ser próxima de pessoas homossexuais e não pode "excluir ninguém”, mas admitiram que a união entre dois homens ou duas mulheres não pode ser um casamento sacramental.

Além disso, os religiosos criticaram a “violência homofóbica” e disseram que querem “ancorar estruturalmente seu compromisso pastoral com as pessoas homossexuais”.

Em março de 2021, em resposta a questionamentos formais de dioceses católicas sobre a permissão para a prática de abençoar uniões de homossexuais, o escritório doutrinário do Vaticano, a Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), negou a permissão.

Na ocasião, a CDF afirmou que a decisão não pretendia ser "uma forma de discriminação injusta, mas sim um lembrete da verdade do rito litúrgico”.

Já a autoridade máxima da igreja, o papa Francisco, afirma que se opõe a esse tipo de união na Igreja, mas apoia a legislação da união civil para dar aos casais do mesmo sexo proteção legal e direitos como herança.

O documento afirma que alguns homossexuais católicos permanecem celibatários e que a Igreja aprecia isso. A Igreja ensina que, embora a orientação homossexual não seja pecaminosa, os atos homossexuais são.

O texto acrescenta que outros preferem viver em casal, em união duradoura e fiel com um único parceiro e que tal relação "pode ser também fonte de paz e felicidade compartilhada".

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits 2022 no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.