Para prefeitura, é transfobia homem vestir-se de mulher no carnaval

Entretanto, associação de pessoas trans não concorda com definição

Publicado em 14/02/2020
Banda Mole, em BH: homens se vestem de mulher
Na Banda Mole, em BH, tradição é homem vestido de mulher. Foto: Reprodução/TV Globo

A Prefeitura de BH publicou orientação no Diário Oficial do Município a respeito de fantasias no carnaval, falou de transfobia e causou polêmica. 

Curta o Guia Gay BH no Facebook

O quinto ponto do documento tem como título "Trans-fake - Homem vestido de mulher". O texto afirma que essa "moda" é preconceituosa contra transexuais e "apenas reforça os estereótipos de gênero e relações de poder".

A orientação, no entanto, não é compartilhada sequer pela Associação de Travestis e Transexuais de BH, que não entende haver preconceito em homens vestidos de mulher no carnaval.

A discordância é vocalizada pela vice-presidente da entidade, Luiza de Carvalho, que deu entrevista ao Jornal Hoje, da TV Globo.  

"Eu vejo preconceito desde o momento que atinja as pessoas verbalmente, coisas assim. Mas visualmente, eu não acredito não", disse .

Outro não veio do fundador da Banda Mole, um dos blocos de carnaval mais tradicional de Belo Horizonte e que se caracteriza por homens vestidos como mulheres.

"Agradecemos muito ao conselho, mas não vamos seguir", disse Luiz Mário Jacaré. 

"Senão, acaba com a Banda Mole", continuou. "O carnaval não tem regra. A regra é ter bom humor."

O texto chama-se "Nota de orientação para práticas não racistas no carnaval" é assinado pelo Conselho Municipal de Igualdade Racial (Compir), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania.

São abordados sete pontos, como "Blackface não é fantasia!" e "Cigano é legal só no carnaval?", que rechaçam o uso de perucas blackpower, dreadlocks e moedas douradas na folia.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.