Projeto em BH oferece curso de gastronomia para trans e travestis

Ao todo, 160 pessoas se inscreveram e 20 foram aprovadas para terem 60 horas de aula

Publicado em 24/07/2021
Paloma Nobre: curso de gastronomia para trans em BH: Projeto Gororoba
Paloma Nobre foi aluna. Hoje ajuda no curso. Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A. Press

Começaram esta semana as aulas da segunda edição do Projeto Gororoba, voltado exclusivamente para pessoas transexuais e travestis em Belo Horizonte.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Ao todo, 160 pessoas se inscreveram e 20 foram aprovadas para terem 60 horas de aula do curso de gastronomia chamado "Gororoba - Cozinha para Todes".

As aulas são ministradas na Faculdade Arnaldo Janssen e têm patrocínio do projeto Mais Diversidade, do Banco Itaú.

Para a coordenadora do curso de gastronomia da faculdade, Talita Viza, esta é oportunidade para que participantes possam se profissionalizar.

"A valorização da diversidade é um dos valores da faculdade e poder abrir os braços para um evento de capacitação de pessoas que buscam outras formas de sustento como a gastronomia é algo que nos deixa muito honrados. O público do projeto vai encontrar novos caminhos para terem um futuro diferente", afirmou.

Coordenadora executiva do projeto, Eloá Mata, falou sobre a expectativa da ação.

"Queremos ver as pessoas trans no mercado de trabalho ou com condições de iniciar seu próprio negócio, tendo oportunidades e opções dignas de geração de renda. Esperamos construir uma rede de apoio aos participantes, apresentar pessoas que podem oferecer informações ou indicação de trabalhos, indicar lugares onde essas pessoas possam buscar amparo, oferecer uma atmosfera de segurança, respeito e confiança para que haja desenvolvimento da autoestima e do empoderamento pessoal."

Paloma Nobre foi aluna na primeira edição do projeto e agora é instrutora.

"Sempre estive envolvida em ações de apoio e visibilidade para o público trans, atuando em projetos e políticas de melhorias e capacitação para nossa comunidade. No projeto Gororoba, assim que conheci a proposta, me identifiquei não só pela questão das oportunidades de trabalho, mas principalmente por ser um projeto de gastronomia, área que sempre atuei e que amo."

Ela continua: "A participação no projeto alavancou a minha carreira, pois um dos professores me convidou para trabalhar com ele em seu restaurante e hoje trabalho há pouco mais de um ano na cozinha do restaurante Fubá, no Mercado Novo."

As aulas vão até 14 de setembro, às segundas e quartas, divididas em duas turmas.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.