Saturday Night Live é acusado de fazer piada transfóbica

Foco das críticas é o comediante Michael Che, que falou de aceitação de pessoas trans nas Forças Armadas dos EUA

Publicado em 03/02/2021
Michael Che: comediante é acusado de transfobia no Saturday Night Live
Ator fez referência aos órgãos genitais de pessoas trans

O comediante Michael Che recebeu críticas nas redes sociais após uma piada no Saturday Night Live, programa de humor mais tradicional da TV norte-americana.

Na edição do último fim de semana, Che citou transexuais durante o quadro "Weekend Update" .

O ator se referiu a um decreto do recém-empossado presidente Joe Biden que aboliu a proibição - imposta pelo governo Donald Trump - para transgêneros servirem nas Forças Armadas.

"É uma boa notícia, exceto que Biden está chamando a política de 'não pergunte, não esconda', o que não é uma boa notícia", brincou.

A piada em inglês "Don't ask, don't tuck" remete à política que vigorou entre 1993 e 2010 chamada de "Don't ask, don't tell", que vetava gays e lésbicas assumidos de servirem ao Exército.

"Tuck" ou "tucking" é o ato de dobrar o pênis e escondê-lo junto com os testítculos para que não façam volume na calcinha.

"Isso é nojento", escreveu um usuário no Twitter, segundo a NBC News. "Quando as pessoas trans poderão simplesmente existir sem que seus órgãos genitais sejam o assunto/piada".

"Quando você deixa que essas pequenas coisas aconteçam sem ser desafiado, as coisas acabam se tornando uma bola de neve", comentou Natalie Drew, ex-sagento transexual do Exército.

"Tenho certeza de que se houvesse qualquer pessoa trans por quem a piada passasse, ela diria 'não, não podemos fazer isso'."

No entanto, há outros pontos de vista. A comediante trans Flame Monroe desdenhou da polêmica. 

"Quem se importa com isso? Não quero que os comediantes sejam censurados, então não vou criticá-lo por isso. Como comediante quero ser capaz de poder dizer o que quero, especialmente quando é parte do que está acontecendo agora."

Ela emendou afirmando que pessoas trans deveriam se concentrar em "questões que realmente importam" e citou várias conquistas recentes da comunidade, como a eleição de primeira senadora estadual trans, Sarah McBride, em 2020.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.