Gays na China: prostituição e dor marcam 'Moneyboys'

Longa de C.B. Yi chega ao Brasil com três anos de atraso

Publicado em 07/02/2024
Moneyboys: filme gay chinês fala sobre garotos de programa
Culpa, dor, amor e preconceito: longa tenta falar de muitas coisas com poucas palavras

Por Marcio Claesen

Com atraso de três anos, chega aos cinemas brasileiros o drama gay chinês Moneyboys.

Não perca as notícias mais quentes e exclusivas! Curta o Guia Gay no Instagram

Diriigido por C.B. Yi, o longa mostra Liang Fei (Kai Ko) se tornando um garoto de programa bem sucedido numa cidade grande.

Apesar de enviar dinheiro constantemente à família, que vive no interior, ele não é aceito por causa da sua homossexualidade.

Além de ter de lidar com a rejeição, Fei convive com a culpa de ter provocado - ainda que de forma involuntária - um acidente em um amor do passado.

Em meio a isso, surge Liang Long (Bai Yufan), uma paixão juvenil, de sua aldeia, que chega à metrópole decidido a seguir seus passos na prostituição.

Moneyboys: filme gay chinês sobre prostituição

O "não-dito", os silêncios e a introspecção são, ao mesmo tempo, o trunfo e o defeito de Moneyboys.

O filme foge do melodrama convencional e de momentos catárticos. Quase tudo é sugerido, mas não mostrado, inclusive o sexo.

Yi abusa de planos-sequência para mostrar situações cotidianas e também simbólicas na trajetória de Fei.

Por vezes, Moneboys remete a mestres do cinema, como Wong Kar-Wai, o que não é pouca coisa. É fácil entender porque ele integrou a mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes, em 2021.

No entanto, é justamente o isolamento de Fei que impede a conexão com o público. O jovem está tão submerso em sua melancolia e tão pouco à vontade para demonstrar seus sentimentos e desejos, que ele se torna distante.

O cineasta é feliz em evitar clichês do gênero e falar sobre homofobia de maneira enviezada numa sociedade conservadora, na qual até mesmo a prostituição é criminalizada.

Tivesse acrescentado mais humanidade ao seu protagonista, Moneyboys causaria mais empatia com a audiência e conseguiria revolver sentimentos de dor e amor que perpassam diversos tipos de relações.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.