Um dos maiores ícones gays de todos os tempos no Brasil, Ney Matogrosso foi homenageado pela Imperatriz Leopoldinense em seu desfile pelo Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro, no domingo 15.
Entre no grupo de Whatsapp do Guia Gay e veja mais notícias do mundo pornô gay
Com o enredo "Camaleônico", a Verde e Branco de Ramos celebrou a arte do cantor de 84 anos com carros alegóricos e fantasias luxuosos.
O carnavalesco Leandro Vieira escolheu compor o desfile com destaques da carreira do artista em vez de realizá-lo de maneira linear e biográfica, da infância à consagração, como é comum em enredos biográficos.
COMISSÃO DE FRENTE DA IMPERATRIZ DIGNA DE ESTANDARTE DE OURO #Globeleza
— joao ? (@fweakytalk) February 16, 2026
pic.twitter.com/uhb6X8Wxm2
Álbuns, tais como Bandido (1976), Pecado (1977) e Feitiço (1978), foram a base para a elaboração de alguns dos carros, assim como as canções Homem com H (1981) e Pro Dia Nascer Feliz (1983), dentre outras, foram citadas no samba-enredo e inspiraram fantasias.
Considerada por críticos com uma das melhores capas de disco da história da música brasileira, Secos & Molhados (1973), do grupo homônimo que revelou Ney, surgiu em um tripé na Marquês de Sapucaí.
Como uma ode à liberdade e à expressão da sexualidade, muitos dos figurinos vestidos por foliões deixavam partes do corpo à mostra. A repressão e a censura, que escrutinavam a obra do cantor, também foram lembradas.
Que desfile lindo da Imperatriz em homenagem ao Ney Matogrosso. O maior artista performer que temos #Globeleza
— Felipe (@felipemessmo) February 16, 2026
pic.twitter.com/azWzRHUejv
Vestido de verde e dourado, o artista surgiu no último carro, onde também estavam personalidades convidadas por ele, incluindo Jesuita Barbosa (que o interpretou no excelente Homem com H, de 2025), a atriz Maitê Proença e a jornalista Sarah Oliveira.
Destaque negativo para a cantora Iza, que após três anos voltou a ser rainha de bateria da escola e careceu de samba no pé, com uma atuação sofrível bastante criticada nas redes sociais.
Dona de nove títulos, a Imperatriz Leopoldinense vem de um terceiro lugar em 2025. Na mesma noite desfilaram Acadêmicos de Niterói, Mangueira e Portela. Outras oito escolas passam pela avenida nesta segunda-feira 16 e terça-feira 17. A apuração dos votos será feita na quarta-feira 18.