Grande maioria dos 41 vereadores de BH está em campanha para ser reeleita no pleito municipal do próximo dia 2. Entretanto, há um grupo - nas cores do arco-íris - que deseja ocupar algumas dessas vagas.
Curta o Guia Gay BH no Facebook
O Guia Gay BH identificou sete candidaturas de LGBT na cidade. São uma lésbica, uma transexual, três gays, um queer e um bissexual. É digno de destaque o fato de seis delas serem do Psol.
Veja abaixo perfil de cada pleiteante e leia entrevistas concedidas ao site.
André Lasmar, gay, Psol, 50.001
Belo horizontino e com 24 anos, Lasmar é estudante de economia da UFMG. Como foco de sua campanha, o candidato coloca tornar a cidade mais democrática e sustentável. Não respondeu ao pedido de entrevista enviado pelo Guia Gay BH.
Cristal Lopez, transexual, Psol, 50.035
Reconhecida no meio cultural arco-íris da capital mineira, Cristal integra o coletivo Toda Deseo e acredita que é hora de ocupar o espaço da política, dominado por homens cisgêneros brancos e heterossexuais. Conheça mais sobre as bandeiras da artista.
Dú Pente, bissexual, Psol, 50.069
DJ desde 2002, o artista já se apresentou nos mais variados eventos, festas e casas noturnas da capital mineira. Pleiteante ao Legislativo, ele tem o combate ao racismo e à discriminação a LGBT dentre as causas que defende. Saiba a razão pela qual o candidato escolheu o Psol para concorrer.
Ed Marte, queer, Psol, 50.024
Agitador cultural, Ed também é professor de artes visuais na rede estadual de educação, participou das manifestações de 2013 e do renascimento do carnaval de rua na cidade. Conheça mais as propostas e ideias do candidato.
Fred Buriti, gay, Psol, 50.888
Servidor público, o candidato já participou do núcleo de gênero e orientação sexual de sua legenda e diz ter escolhido o Psol para concorrer à Câmara por causa da atuação ética e inspiradora da parlamentares do partido. Conheça as principais bandeiras do pleiteante ao Legislativo da capital.
Gleyk Silveira, gay, PCdoB, 65.600
Nascido em Diamantina e em BH desde 2007, Gleyk ajudou a organizar o movimento #ForaFeliciano na capital e dentre os motivos pelos quais se candidatou é para frear a pauta conservadora que domina a nossa política. Saiba mais sobre as bandeiras do candidato.
Sara Azevedo, lésbica, Psol, 50.000
Professora de Educação Física e de origem indígena, Sara afirma que sua candidatura foi feita por um coletivo de pessoas que acreditam na transformação da sociedade. Saiba mais sobre as bandeiras que a candidata defende.