Dois importantes passos foram dados rumo a uma BH com cena LGBT mais qualificada e forte. Na segunda-feira 26, foram fundadas a Associação de Turismo LGBT de Minas Gerais e a Câmara de Comérgio LGBT de BH.
Curta o Guia Gay BH no Facebook
Planejado pelo empresário mineiro Douglas Drumond, proprietário do 269 Chilli Pepper Single Hotel, a ser inaugurado em BH, o evento teve apoio da Belotur e do vereador Professor Wendel Mesquita (PSB).
O auditório do Centro de Referência da Moda ficou lotado por empresários LGBT e representantes de hotéis e agências de turismo.
Em sua fala, a diretora de Promoção Turística da Belotur, Stela de Moura Kleinrath, mostrou dados que atestam a força econômica do turismo LGBT. Além disso, ela citou o projeto Trae Tus Colores - patrocinado pela Embratur e com apoio da Guiya Editora, que faz o Guia Gay BH. A iniciativa divulgou a cidade como destino turístico LGBT na Espanha em dezembro de 2014.
Como reforço da importância da cidadania para o turismo LGBT, a titular da Coordenadoria Especial de Políticas de Diversidade Sexual (Cods) desde a criação, Walkiria La Roche, enumerou os diversos avanços legais que há como proteção de LGBT no Estado, inclusive lei contra homofobia (lei nº 14.170/02).
O sócio-proprietário da Guiya Editora, Welton Trindade, mostrou o poder de atração de BH como destino turístico para o segmento. "Fazemos o guia da cidade há um ano e meio. Temos cerca de 50 lugares mapeados, o que faz de BH a cidade com o terceiro maior roteiro LGBT do país."
Drumond, eleito presidente da associação, mira a participação de BH em feiras internacionais de turismo, capacitação de funcionários de bares e hotéis, e a maior divulgação da cidade no Brasil.