Se a música pop é a principal fonte para festas em clubes e boates País afora, que inspiração melhor - ao mesmo tempo clássica e contemporânea - do que Madonna para uma noite temática? É o que faz a Festonna, que volta a BH neste sábado, 31, com celebração no Anda.
Curta o Guia Gay BH no Facebook
E como é comandar uma festa baseada justamente na mulher que tem o título de Rainha do Pop e que coleciona novos fãs a cada álbum que lança há mais de três décadas? O Guia Gay BH conversou com Rafael Augustto, idealizador e principal DJ do evento - e também responsável pelo maior site da cantora no país, o MadonnaOnLine - para saber um pouco mais sobre a festa e o que ele espera do aguardado 13º CD da diva, que deve ser lançado ainda em 2014.
Guia Gay BH - Você consegue definir o tipo de público da Festonna?
Rafael Augustto - A Festonna tem um público bem variado, pois a Madonna, a cada trabalho e parceria, consegue cativar mais um público jovem. Mas a predominância é de um público mais velho, acima dos 30 e que possui uma bagagem musical muito ampla e boa.
Guia Gay BH - Como você prepara o set list já que são mais de 30 anos de carreira para escolher?
Rafael Augustto - Em São Paulo, a Festonna existe há quase quatro anos e a noite tem sempre no mínimo quatro horas só de Madonna! O meu set é de duas horas e faço uma viagem pela carreira dela por meio dos singles e canções que os fãs adoram. Vario bastante, vou dos anos 1980 à fase atual, coloco faixas ao vivo e pouquíssimos remixes. Um fato é que os frequentadores da Festonna não gostam de remixes, gostam das versões originais!

Guia Gay BH - Há alguma fase da Madonna que não pode faltar? Quais as músicas mais pedidas pelo público?
Rafael Augustto - A fase do "Confessions" é sempre muito pedida. Hung Up é um hino e nunca pode faltar. Acho que foi a partir dali que ela conquistou mais ainda um novo público. Eu particularmente nunca deixo os hits dos anos 1980 de fora. São clássicos que não perdem a energia nunca, como Holiday, Everybody, Dress You Up.
Guia Gay BH - Há quantos anos existe a festa? Você sabe dizer por quantas cidades já passou?
Rafael Augustto - A Festonna existe desde 2005, começou com a festa de lançamento do álbum Confessions on a Dancefloor. Mas antes ela era sazonal, só acontecia quando havia lançamento de CD ou DVD. Há 4 anos (fará em agosto) ela é mensal nA Lôca, em São Paulo, e há quase três anos no Rio. Com isso, a festa começou a viajar por diversas cidades. Já passamos por Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Belém, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Brasília...
Guia Gay BH - Qual sua expectativa para o novo álbum de Madonna? Como você acha que ela vem agora?
Rafael Augustto - Estou numa mistura de expectativa com preocupação, como sempre fico. Pelo que estou acompanhando, ela está com um time de produtores tão diversificado que não dá para saber como será a linha. Dançante, obviamente, será, mas queria algo em que Madonna ditasse a moda, não pegasse carona no que já está sendo feito. Música de verdade, que acreditasse mais no que ela representa. Não sei, às vezes parece que ela quer se encaixar em algo que já está rolando. Espero ser surpreendido e que hinos venham para rechear a história do pop e a Festonna! Além de uma nova turnê!
Quer se acabar de dançar com hits e mais hits de Madonna? Veja mais detalhes da festa em nossa
Agenda.