O Conjunto Moderno da Pampulha foi declarado, no domingo 17, Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Curta o Guia Gay BH no Facebook
A reunião da 40ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em Istambul, Turquia, estava agendada para ser realizada no sábado 16, mas foi adiada para o domingo por causa da tentativa de golpe de estado que o país sofreu esta semana.
Este é o quarto título conquistado para Minas que já teve reconhecidos os centros históricos de Ouro Preto e Diamantina e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas.
Com obras assinadas por Oscar Niemeyer (1907-2012) e jardins planejados por Roberto Burle Marx (1909-1994), o conjunto foi inagurado na década de 1940 e agrega quatro edifícios articulados em torno de um espelho d'água de um lago urbano: a Igreja de São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha (MAP), a Casa de Baile, atual Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design de Belo Horizonte, e o Iate Tênis Clube.
Entretanto, para a manutenção do título, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) deve retirar a guarita da Casa de Baile, reestruturar as praças Dino Barbieri e Dalva Simão, demolir o prédio anexo do Iate Tênis Clube, além de despoluir a Lagoa da Pampulha. A administração municipal tem três anos para fazer as readequações necessárias.