Crianças se divertindo com as cores. Mulheres, negros e jovens com falas contra a discriminação. Amigos se encontrando. Autoridades políticas se compromentendo com a causa LGBT. Essa mistura construiu a 18ª Parada do Orgulho LGBT de BH, realizada no domingo 19 de julho sob o tema "18 anos colorindo as ruas e garantindo direitos".
Curta o Guia Gay BH no Facebook
O palco, que recebeu diversas manifestações artísticas a partir do meio-dia, também foi lugar para discurso de vários ativistas LGBT mineiros e de outros movimentos sociais. Destaque para o presidente da ABGLT, Carlos Magno, e da presidente do Cellos-MG, entidade organizadora da parada.
O secretário de Estado de Direitos Humanos,Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, fez pronunciamento e comprometeu-se com as reivindicações de LGBT. Outra autoridade presente foi Douglas Miranda, coordenador LGBT do governo estadual.
O público levou cartazes contra homofobia vinda de religiosos e outros tipos de violência, encontrou amigos, empunhou bandeiras arco-íris. Muitos casais héteros e crianças também participaram do ato, que, da Praça da Estação - onde foi montado o palco - seguiu pela Rua da Bahia, Avenida Afonso Pena até a Rua Professor Moraes. Claro que o Guia Gay BH estava em destaque, com banners em um dos trios elétricos!
Ficou a mensagem de que ninguém vai tirar de nós nossos direitos e nossa felicidade!
Fotos: Matheus Felipe.