1/3 de habitantes de país europeu quer isolar gays da sociedade

Pesquisa é realizada há 31 anos e analisa tolerância a grupos não bem aceitos pela sociedade local

Publicado em 21/04/2020
Um terço dos russos gostariam que gays fossem isolados da sociedade
Só extremistas, assassinos e pedófilos são menos tolerados que homossexuais

Uma pesquisa revelou que a homofobia na Rússia continua alta. Bem alta.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Cerca de um terço (32%) dos russos acredita que gays e lésbicas deveriam ser isolados da sociedade. 

Pior: outros 18% responderam que este mesmo grupo deveria ser "eliminado" ou "liquidado".

Dentre os mais "tolerantes" estão outros 32% que disseram que homossexuais deveriam ser deixados por conta própria e 9% falaram que o mais certo seria ajudá-los.

O estudo do Levada Center entrevistou 1.614 pessoas nas áreas rural e urbana do país entre 20 e 26 de fevereiro.

Homossexuais só são mais tolerados que terroristas e pedófilos (três quartos das pessoas gostariam de eliminá-los) e assassinos, extremistas/radicais e membros de seitas religiosas.

Feministas também são mal vistas: 9% são favoráveis a sua "liquidação", 18% queriam isolá-las, 41% as deixariam por conta própria, 13% consideraram ajudá-las e 19% acharam difícil responder a questão.

A pesquisa é realizada irregularmente desde 1989. Em seu primeiro ano, 35% responderam querer "eliminar" gays e lésbicas. Este número caiu para 21% em 2015 e mais três pontos agora.

No entanto, em 1999, a aceitação atingiu seu degrau mais alto. Naquele ano, 15% queriam "eliminar" homossexuais e "só" 23% gostariam de isolá-los.

Dentre outros grupos alvos do estudo, a tolerância cresceu bastante. Em 1989, apenas 53% achavam que deveriam prestar assistência a pessoas com HIV - hoje somam 79%. O apoio a pessoas sem-teto subiu de 42% para 88%.

Outros grupos mais tolerados que gays e lésbicas são - nesta ordem - alcoólatras, pessoas com deficiência mental grave, prostitutas e viciados em drogas.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.