Alvo de campanha contra, professora trans é eleita diretora de escola

Docente prestou queixa à polícia e disse que episódio a fortaleceu

Publicado em 25/11/2019
Professora trans, Lode é eleita diretora em Gaspar, Santa Catarina
Só na rede municipal Lode tem 19 anos de carreira

Alvo de transfobia, uma professora foi eleita diretora em uma escola municipal de Gaspar (a 120 Km de Florianópolis), em Santa Catarina.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Candidata única, Lodemar Luciano Schmitt, conhecida como Lode, que leciona Matemática, recebeu 297 dos 433 votantes para ficar à frente da Escola Professora Dolores L. S. Krauss.

Na sexta-feira 22, o colégio foi um dos 21 da cidade a convocar funcionários, alunos e pais para irem às urnas.

Durante a semana passada, vazou áudio de uma mãe, em um grupo de WhatsApp, atacando a docente por causa de sua identidade de gênero. 

Nas falas, a mulher afirma que Lode "é afetadíssimo", "não tem compostura" por ser homem e se vestir como mulher, que ela não seria um bom exemplo para as crianças e que não defenderia esse tipo de "perfil" na direção da escola, segundo site do canal NSC.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino do Estado (Sinte-SC) e a CUT-SC emitiram nota de repúdio. Após a repercussão do caso, a autora se manifestou em uma rede social dizendo estar arrependida e pediu desculpas à professora. O post, no entanto, acabou sendo retirado do ar.

"Esse episódio me deixou triste por uma pessoa me criticar sem me conhecer, só pela aparência física, por eu ser mais parecida com uma mulher. Mas por outro lado me fortaleceu. Recebi ligações de apoio de alunos, ex-alunos, pais e professores de outras escolas. A repercussão me pegou de surpresa. Eu jamais imaginaria que isso aconteceria", disse Lode à reportagem.

De acordo com o Diarinho, Lode foi à delegacia e prestou queixa contra a mulher. 

Lode é professora da rede municipal há 19 anos e da rede estadual há 26 anos.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.