Argentina é 1º país americano com lei ampla a pessoas não-binárias

Nenhuma outra nação do continente mudou documentos nacionais para incluir opção X

Publicado em 21/07/2021
argentina não-binário
Festa e crítica: houve protesto pelo uso do X. Quer-se termo 'pessoa não-binária'. Foto: Depositphotos

Argentina tornou-se nesta quarta 21 o primeiro país da América a reconhecer pessoas trans não-binárias em documentos de identidade nacionais, o segundo em passaportes e o terceiro em norma legal. 

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Decreto assinado hoje pelo presidente Alberto Fernández cria opção de indivíduos terem "X" no campo sexo e não apenas feminino ou masculino.

A nova possibilidade, determina o texto, é voltada para pessoas de sexo não-binário, indeterminado, não especificado ou indefinido.

Na cerimônia de assinatura, o presidente argentino entregou os três primeiros registros a pessoas não-binárias: Gerónimo Carolina González, Shanik Lucian Sosa Battisti e Valentine Machado.

Entretanto, não houve apenas festa. Valentine usava camiseta com a frase "Não somos X", que foi gritada por indivíduo na plateia. 

presidente argentina alberto fernandez não binária transexuais
Presidente argentino entrega primeiros documentos de pessoas trans não-binárias retificados

A demanda é que estivesse explícito na documentação o termo pessoa não-binária. Para o segmento, a letra invisibiliza sua identidade.

Em sua fala, Fernández respondeu à crítica. O mandatário sustentou que foi convencionado usar o x porque é assim que tratados internacionais têm orientado e outros países têm feito. 

Em tom de apoio à causa, o mandatário reforçou a luta contra o binarismo de gênero. "O ideal vai ser quando todos e todas seremos todes." 

A  Argentina foi um dos primeiros países do mundo a ter lei sobre identidade de gênero, em 2012. 

A norma assinada hoje faz da nação ser uma das poucas no mundo e a terceira na América a reconhecer indivíduos trans não-binários. 

O Uruguai, por meio da Lei de Pessoas Trans, de 2018, acenou à possibilidade de legalização, mas ainda há entraves no processo, tal como a falta de mudança nos documentos para incluir o X.

No Canadá, em passaportes, a iniciativa foi legalizada em junho de 2019. Entretanto, documentos nacionais não podem ser mudados. 

Por tudo isso, a Argentina, é o país da região com lei mais abrangente e efetiva a favor de pessoas não masculinas nem femininas. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.