Braço direito de presidente do Peru é 'homofóbico fanático', diz ONG

Guido Bellido já cancelou linha telefônica que fez propaganda com casal gay e chamou homossexualidade de degeneração

Publicado em 31/07/2021
guido bellido ugarte peru homofobia gay
Após críticas, político de esquerda afirmou que lutará pela diversidade. Ativistas cobrarão mudança

Com histórico de declarações contra gays, Guido Bellido Ugarte foi indicado, na quarta-feira 28, como presidente do Conselho de Ministros do Peru. A ONG ativista Movimento Homossexual de Lima (MOL) o qualificou como "homofóbico fanático".

Curta o Guia Gay BH no Facebook

 As redes sociais de Guido, homem de confiança do novo presidente do país, o esquerdista Pedro Castillo, possuem diversas falas contra LGB.

Citando o líder socialista cubano Fidel Castro (1926-2016), Guido concordou que a "revolução não precisa de cabeleireiros" e que a homossexualidade é uma degeneração. Fidel pediu desculpas décadas depois por tais falas. 

Além disso, Guido já postou rechaço a companhia telefônica que fez comercial com casal gay e falou que cancelaria a linha por conta disso. 

Ele repetidas vezes já falou que existe projeto no país para "homossexualizar" a sociedade.

Guido responde a processo por suposta "apologia ao terrorismo" por elogiar o grupo guerrilheiro Sendero Luminoso, responsável por inúmeras ações terroristas no Peru nas décadas de 1980 e 1990.

O mandatário Pedro Castillo é marxista e homofóbico. O professor já se declarou contra o casamento homossexual (que ainda não existe no país), mas afirmou que deixaria questões ligadas a direitos humanos nas mãos do Congresso.

Guido e Pedro são do partido Peru Livre. 

Por causa deste histórico do indicado, os ministros da Economia, Pedro Francke, e da Justiça, Aníbal Torres, desistiram do convite para compor o governo.

O presidente passou dois dias convencendo-os até que ambos aceitaram e tomaram posse na madrugada deste sábado.

Pedro Francke aceitou a indicação usando broche com a palavra igualdade nas cores arco-íris.

Frente ao rechaço social e político, Guido divulgou comunicado, no sábado 31, em que afirma que repudiar a homofobia e o terrorismo.

"Dirijo-me ao país para ratificar meu mais firme compromisso com a democracia, a governabilidade e os direitos humanos", escreveu o chefe dos ministros.

"Rechaço categoricamente toda forma de violência e de terrorismo em todos seus extremos', afirmou.

"Juntos superaremos o racismo, o classismo, o machismo e a homofobia que ainda estão profundamente arraigados na sociedade."

A ONG MHOL, que já tinha divulgado nota de repúdio à indicação de Guido, voltou a se manifestar com afirmação de que as novas palavras do político são boas e que não deixará de cobrar respeito à diversidade do novo governo. 

O cargo de presidente do Conselho de Ministros equivale ao de primeiro-ministro e precisa de aval da maioria da assembleia.

A imprensa nacional crê que a aprovação, a qual deve ser levada a voto em 30 dias, não será fácil. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.