EUA proíbe embaixada no Brasil de hastear bandeira LGBT

Decisão mostra contradição com recente discurso de Donald Trump que celebrou orgulho arco-íris

Publicado em 09/06/2019
Donald Trump proíbe embaixada brasileira de ostentar bandeira LGBT
Bandeiras podem ser colocadas em vários pontos, mas não no mastro

O governo norte-americano proibiu embaixadas norte-americanas de hastearem a bandeira arco-íris em junho, mês em que se celebra o orgulho LGBT no mundo.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Três diplomatas norte-americanos disseram à NBC News que pediram permissão para colocar a bandeira no mastro e as autorizações não foram concedidas.

Mais
>>> Pela 1ª vez, Donald Trump celebra o orgulho LGBT
>>> Governo Trump quer descriminalizar sexo gay no mundo

Dentre os países que solicitaram autorização para hastear a bandeira estão Brasil, Alemanha, Israel e Letônia.

A bandeira arco-íris pode ser usada dentro das embaixadas e nos muros, mas para colocá-la no mastro é preciso de permissão oficial. 

Na administração anterior, Barack Obama concedeu permissão generalizada a respeito das bandeiras, que podiam ser usadas em qualquer lugar.

Já no governo de Donald Trump, as recusas partiram do subsecretário de administração do Departamento de Estado, Brian Bulatao.

A negativa chama atenção já que Trump gosta de proferir que lidera uma campanha mundial pela descriminalização da homossexualidade.

No início do mês, o presidente norte-americano publicou uma mensagem no Twitter pela primeira vez em três anos celebrando o orgulho LGBT.

De acordo com a reportagem, a negativa para a bandeira ser hasteada em Berlim é ainda mais grave já que é o embaixador dos Estados Unidos na Alemanha, Richard Grenell, quem está liderando a campanha para acabar com a criminalização do sexo gay em 70 países.

Grenell é o homossexual assumido em posição mais alta em toda a administração Trump e conseguiu apoio do presidente e do vice, Mike Pence, para esta campanha.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.