Governo italiano proíbe registro de filhos de casais homossexuais

Decisão federal passou a impedir que a cidade de Milão reconheça crianças nessa situação

Publicado em 16/03/2023
Italia gay familia famiglia omosessuale
Pela lei italiana, apenas crianças registradas fora do país podem ter pais ou mães homossexuais

O registro de filhos de casais homossexuais passou a ser proibido em Milão, mais cosmopolita e segunda maior cidade da Itália.

Curta o Guia Gay no Instagram

O pedido ao prefeito Giuseppe Sala, que é de centro-esquerda, partiu, na segunda-feira 13, do Ministério do Interior do país, que é governado pela ultradireitista Giorgia Meloni.

Na Itália, desde 2016, casais homossexuais têm direito à união civil, que não equivale ao casamento, como no Brasil e outras dezenas de países, e não dá direito à adoção.

Além disso, há uma lei, de 2004, que proíbe fertilização in vitro e barriga de aluguel, dois recursos comumente usados por casais gays que pretendem ser pais. A pena pode chegar até três anos de prisão ou multa de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,6 milhões).

Pela regulamentação, casais homossexuais deveriam ir ao exterior para acessar tais mecanismos. Em paralelo, filhos de dois homens gerados por meio de uma barriga de aluguel deveriam ser entregues fora da Itália para, posteriormente, terem suas certidões de nascimento estrangeiras transcritas no país.

Segundo a Folhapress, na ausência de uma legislação mais clara, autoridades locais decidiam se registravam ou não crianças

Em outubro de 2021, um tribunal de Milão deu parecer favorável ao registro de uma criança gerada por meio de barriga de aluguel, argumentando que ela não teria controle sobre as circunstâncias de seu nascimento.

A própria cidade, vanguardista nesse aspecto, vem registrando certidões de crianças de pais do mesmo sexo desde julho do ano passado. À época, o prefeito Sala atribuiu a intervenção à ausência de leis claras que garantissem o direito às famílias.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.