Jovem vai ao ginecologista e é diagnosticada com 'homossexualidade'

Adolescente foi ao médico por conta de problemas no ciclo menstrual

Publicado em 08/10/2021
homossexualidade doença
Entidade ativista apresentou queixa contra profissional. Foto: Depositphotos

Uma jovem de 19 anos saiu com diagnóstico de "homossexualidade" após consulta com ginecologista na Espanha.

Curta o Guia Gay no Instagram

Na segunda-feira 4, Alba passou pelo especialista no Hospital Reina Sofía, na cidade de Múrcia, por causa de um problema no ciclo menstrual.

O médico teve dificuldade de inserir o ultrassom em sua vagina e de lhe dar causa para seu problema.

"Ele perguntou se poderia colocar no laudo que ela era homossexual", contou a mãe, Santi, ao jornal espanhol El Diario.

Alba se surpreendeu com a pergunta, mas consentiu achando que poderia ser uma informação relevante.

Após ler o relatório e entender que a homossexualidade foi colocada como suposta causa de seu transtorno menstrual, a jovem contou à mãe.

Elas procuraram a entidade LGBT Galactyco e apresentaram queixa contra o médico no serviço de saúde municipal.

"A Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade da lista de doenças mentais em 1990 e, no entanto, 31 anos depois, ainda há alguns profissionais no serviço de saúde de Múrcia que veem a orientação sexual como uma doença", declarou o coletivo.

"A nossa associação recebeu inúmeros relatos de tratamentos discriminatórios devido à orientação sexual ou de gênero, por isso consideramos alarmante, inaceitável e intolerável que existam profissionais responsáveis pela nossa saúde, mas que ignoram as realidades das pessoas LGBTI."

Na quinta-feira 7, à mesma publicação, Santi contou que havia acabado de sair do hospital com o laudo retificado e pedidos de desculpas.

"Os diretores me pediram desculpas e me ofereceram a possibilidade de que o próprio ginecologista também fale com minha filha e dê suas explicações", disse a mulher.

Santi, que também trabalha na área da saúde, pediu que os médicos "leiam os relatórios antes de serem entregues à paciente, para que sejam revistos, porque a minha filha é muito forte e este assunto não a prejudicou emocionalmente, mas pode ser uma catástrofe para outras pessoas mais vulneráveis."

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.