Promotora lésbica processa advogado bolsonarista por homofobia

Em julgamento com Cláudia Ferreira Mac Dowell, Celso Vendramini elogiou forma como Rússia trata gays

Publicado em 12/01/2021
celso vendramini advogado homofobia juíza claudia ferreira mc dowell
"Não dá mais para aguentar calada", afirmou juíza. Advogado afirmou que fez comentário geral e não voltado a ela

Um advogado está sendo processado por uma promotora assumidamente lésbica por ter falado contra homossexuais durante julgamento em São Paulo.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Em novembro de 2019, Celso Vendramini defendia dois policiais militares julgados pela execução de dois homens quando passou a falar contra direitos de gays.

Vendramini, conforme consta do laudo, se dirige à promotora Cláudia Ferreira Mac Dowell durante o julgamento e diz não saber se ela é casada ou não, mas afirma notar uma aliança na mão esquerda dela.

Em seguida, diz que é fã do presidente russo Vladimir Putin e afirma que "lá não tem boi não. Lá não tem passeata gay russa não".

E continua: "Vai ser gay lá na Rússia para ver o que acontece. Eu acho que a democracia da Rússia é a democracia que eu gosto."

Ao UOL, Cláudia afirmou que Vendramini insiste em não admitir que esteja errado.

"Não dá mais para aguentar calada que pessoas, com a desculpa de exercer sua liberdade de opinião, saiam divulgando pensamentos depreciativos quanto a outras pessoas ou a um grupo de pessoas. Quando a gente se cala diante desse tipo de preconceito, a gente só colabora para que ele se naturalize', afirmou a promotora.

Na denúncia oferecida em dezembro contra o advogado, o promotor de justiça Gilberto Ramos de Oliveira Júnior afirma que "restou evidente o discurso de ódio proferido pelo denunciado, expondo os integrantes do mencionado grupo vulnerável à ação claramente de cunho segregacionista, ofendendo direitos e liberdades fundamentais".

No último dia 8, a juíza Ana Carolina Munhoz de Almeida aceitou a denúncia e tornou Vendramini réu.

O advogado, que em rede social mostra apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), tem entrevista na qual afirma que fez comentário geral e nega que tenha ofendido a magistrada. "Não me dirigi a ela."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.