Dani Calabresa é condenada por chamar apresentador de 'bicha'

Homofobia da atriz foi punida em segunda instância na Justiça de São Paulo

Publicado em 17/10/2023
Dani Calabresa é condenada por homofobia
Segundo reportagem, atriz avisou que não irá recorrer da sentença

Os atores Dani Calabresa e Bento Ribeiro e a MTV Brasil foram condenados a indenizar um jornalista por homofobia.

Curta o Guia Gay no Instagram

A 7ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) condenou os réus a pagar R$ 15 mil ao colunista Marcelo Bandeira.

Em 2011, Dani e Bento comandavam o programa Furo MTV quando repercutiram um equívoco da apresentadora Claudete Troiano.

Então no Manhã Gazeta, da TV Gazeta de São Paulo, Claudete se abastecia das fofocas do dia com Marcelo quando o questionou onde estaria a atriz Leila Lopes e mandou um beijo a ela.

A gafe foi destaque nas redes sociais e imprensa, pois Leila havia morrido dois anos antes.

Ao comentarem a situação, Dani se referiu a Marcelo como "bicha que trabalha com ela [Claudete]" e Bento como "ajudante homossexual".

Segundo o site Jota, os desembargadores negaram recurso contra decisão de primeira instância que condenou os atores e o canal de TV.

Para o desembargador relator Fernando Reverendo Vidal Akaoui, os comentários tiveram finalidade de diminuir Bandeira e descredibilizar sua capacidade técnica enquanto profissional, fora do princípio animus jocandi - quando alguém profere insultos em tom de brincadeira. O desembargador também citou que o Supremo Tribunal Federal já reconheceu a possibilidade de tipificação penal da homofobia, indo além da esfera cível.

"Independentemente de qual seja a orientação sexual do apelado, as ofensas proferidas pelos apelantes na rede televisiva, em programa transmitido ao vivo, tinham o intuito de discriminar e inferiorizar o apelado enquanto pessoa e profissional. Esse comportamento aflige diretamente o direito à vida íntima, imagem e honra do apelado", destacou.

Bandeira, no entanto, foi condenado a pagar 1% do valor da causa por litigância de má-fé - por ele ter citado o caso Marcius Melhem nos autos do processo. 

Dani disse que não pretende recorrer da sentença, Bento não quis comentar o assunto e a MTV Brasil não respondeu à reportagem.

Atualizado às 11h de 18/10/23: o jornalista Ricardo Feltrin divulgou, nesta quarta-feira 18, print de conversa entre Dani e o ator Marcius Melhem apontando outro indício de homofobia da atriz.

Na imagem, pode-se ler Dani escrevendo: "As tchonguinha da assessoria vão ficar comigo né?". Marcius responde: "Hahahaha tchonguinha". E Dani diz: "Elas não impedem pergunta chata, mas seria bom falar pra elas não me largarem numa roda cheia de bicha gorda maldosa com gravador".

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.