Ludmilla perde processo contra Val Marchiori por injúria racial

Socialite criticou aparência de cantora em 2016: 'Esse cabelo dela está parecendo um bombril'

Publicado em 26/03/2021
ludmilla val marchiori
Ludmilla afirmou que racismo não é liberdade de expressão, termo usado pela Justiça para inocentar Val

Ludmilla perdeu processo que movia contra a socialite Val Marchiori por injúria racial.

Curta o Guia Gay no Instagram

No carnaval de 2016, em cobertura para a RedeTV!, Val fez comentário sobre a cantora, que havia desfilado pela escola de samba Acadêmicos do Salgueiro.

"A fantasia está bonita, a maquiagem... Agora, o cabelo... Hello! Esse cabelo dela está parecendo um bombril, gente", disse a socialite.

Ludmilla foi à Justiça. Em 2018, Val foi condenada a pagar R$ 10 mil de indenização por danos morais.

Em 2020, a decisão foi anulada e em nova sentença o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou a socialite a arcar com multa de R$ 30 mil.

Val recorreu novamente. A nova decisão, na quarta-feira 28, lhe foi favorável. 

A 14ª Câmara Cível entendeu que ela usou de sua "liberdade de expressão" e que o comentário da socialite foi sobre o aplique que a cantora não usava, não a respeito do cabelo natural.

"Não é possível se extrair dos fatos supracitados qualquer intenção de desqualificar ou ofender a autora em decorrência de sua cor de pele, tampouco de ridicularizá-la ou depreciar a pessoa", diz trecho da decisão, escrita pelo relator Francisco de Assis Pessanha Filho e seguida por unanimidade pelos demais desembargadores.

O relator também afirmou que Ludmilla ao ser figura pública "se submeteu ao escrutínio social por meio de um desfile de Carnaval transmitido ao mundo inteiro, razão pela qual está sujeita a elogios e opiniões contrárias".

Em seu perfil no Twitter, a cantora desabafou sobre a decisão da Justiça, criticou o fato de Val ter comemorado a decisão e não disse se vai recorrer.

"Racismo não é liberdade de expressão. 'Sofreu racismo?'' 'Fácil, vai lé e denuncia'. 'Lugar de racista é na cadeia'. 'Vocês reclamam demais. E só ir pra justiça...' Vocês perceberam agora que não é fácil como parece? Essa não é a primeira, segunda ou terceira denuncia que eu faço. Eu também não sou a primeira a passar por isso e, infelizmente, não sou a única."

"Eu não me faço de vítima. Eu sou. Tá provado. Mas a estrutura desse país é tão racista que eles têm a audácia de recorrer e ainda por cima comemorar a vitória no Instagram. Mas quer saber? Não vou parar. E não é só por mim, não! Uma horas as coisas vão ter que mudar. E no que eu puder usar a minha visibilidade para ajudar nessa mudança, eu juro pra vocês que vou."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.