Belo Horizonte ganha Ambulatório de Transexualidade

Publicado em 24/08/2014

O direito e a saúde trans ficaram um pouco mais garantidos em Belo Horizonte. Desde julho está funcionando o Ambulatório de Transexualidade dentro da unidade Borges da Costa do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Por enquanto, o ambulatório atende apenas às segundas-feiras, por ordem de chegada. Quando estiver plenamente instalado, o local poderá ser habilitado a fazer a cirurgia de readequação de sexo - o procedimento, hoje, é realizado apenas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Goiânia.

"O ambulatório da UFMG vai aliviar a espera de tratamento adequado para esta população, inclusive cirúrgico", disse a coordenadora do ambulatório, a endocrinologista Beatriz Santana Soares Rocha, ao jornal O Estado de Minas, sobre o processo que é custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Especialistas nas áreas de psiquiatria, psicologia, ginecologia, urologia e endocrinologia devem integrar a equipe, que, atualmente, apenas ouve os pacientes e presta orientação em relação aos hormônios. 

Para ser atendido, o paciente deve ter um encaminhamento, como de um clínico geral, que aponte transtorno de identidade sexual. O ambulatório fica na Avenida Alfredo Balena, 110, Bairro Santa Efigênia.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.