Registrado novo caso de cura do HIV por transplante de medula

Mulher nos EUA está livre do vírus da aids e não precisa mais tomar medicamentos

Publicado em 16/02/2022
Mulher é curada do HIV após transplante nos EUA
O caso é inédito dentre mulheres e já foi relatado duas vezes com homens em situações semelhantes

Pela primeira uma mulher foi curada do HIV após um transplante. A remissão total do vírus se deu após cirurgia nos Estados Unidos.

Curta o Guia Gay no Instagram

O caso é inédito dentre mulheres e já foi relatado duas vezes com homens em situações semelhantes.

Mais
>>> 2ª pessoa no mundo pode ter se curado do HIV sem medicação
>>> Primeiro homem curado do HIV morre de câncer

Todos os três sofriam de leucemia mieloide aguda - câncer na medula óssea - e passaram por transplante com células-tronco de doador naturalmente resistente ao vírus que causa a aids.

A diferença, neste caso recente, é que foi o primeiro a envolver sangue de cordão umbilical, o que pode tornar o tratamento disponível a mais pessoas.

Segundo o UOL, a informação foi apresentada na Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas em Denver, Estados Unidos.

Desde que recebeu o sangue do cordão umbilical, há 14 meses, a mulher está livre do HIV sem necessidade de tomar antirretrovirais.

Mais
>>> Expectativa de vida de HIV+ na América Latina aumenta

Nos dois episódios anteriores, os pacientes receberam a doação de células-tronco adultas.

O novo caso de cura do HIV faz parte de estudo com 25 pacientes soropositivos que se submetem a transplante para tratar câncer e outras doenças graves.

A pesquisa é liderada pelas cientistas Yvonne Bryson, da Universidade da Califórnia, e Deborah Persaud, da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.