Por homofobia, Roberto Jefferson pagará R$ 300 mil a Eduardo Leite

Juiz afirmou que presidente do PTB incitou preconceito contra homossexuais

Publicado em 12/09/2021
roberto jefferson homofobia eduardo leite
Duas falas de Roberto Jefferson contra Eduardo Leite foram citadas no processo

Presidente nacional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Roberto Jefferson foi condenado a pagar indenização de R$ 300 mil ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) por homofobia.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Na sentença, proferida na sexta-feira 10, o juiz Ramiro Oliveira Cardoso, da 16ª Vara Cível do Foro Central de Porto Alegre, afirmou que Jefferson "incitou, de forma chula, o preconceito contra homossexuais, a partir da criação de factóide".

Para o magistrado, o ex-deputado federal também "induziu e incitou discriminação e preconceito de orientação sexual ao associar à suposta condição de homossexual do governador do estado qualidades negativas".

A ação foi aberta pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul a pedido do governador. 

Duas falas de Jefferson a respeito de Leite foram citadas no processo. Em uma delas, de março passado, o petebista disse que Leite teria mandado bater numa vendedora de sorvete (o que foi desmentido na hora pelo apresentador do programa da rádio para qual ele dava entrevista) e comentou: "Não é uma coisa varonil, não é coisa de homem viril. Eu diria até que é coisa de viado."

Jefferson está preso em hospital no Rio de Janeiro a pedido do Supremo Tribunal Federal (STF) por ter incitado atos potencialmente violentos contra instituições democráticas.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.