Marcada para o domingo 10 agosto, a 17ª Parada do Orgulho LGBT de BH terá como tema "Vote contra a violência! Eleja quem te representa". E é fácil organizar uma parada? Não, mas você pode ajudar.
Curta o Guia Gay BH no Facebook
Conversamos com Mateus Uérlei Pereira da Costa, responsável pelo voluntariado do evento e membro do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos), que coordena a parada, para saber como um voluntário pode atuar.
Mateus afirma que a participação dos voluntários é fundamental, já que os militantes sozinhos não conseguem dar conta todos os afazeres. Decoração dos trios elétricos e o transporte de objetos são algumas das atividades nas quais a organização precisa de apoio.
Os voluntários também podem distribuir preservativos e prestar informações aos participantes - como fazer denúncias contra a violência homofóbica, por exemplo. No ano passado, o evento contou com cerca de 30 apoiadores.
Se você quer ajudar o Cellos a tornar a parada ainda melhor, basta procurar a entidade, assistir ao menos a duas reuniões do grupo - nos dois sábados antecedentes à marcha - e assinar um termo de voluntariado.