Walkíria La Roche fala ao TV Folha sobre ação com presidiários LGBT em Minas

Publicado em 07/04/2014

Alas e celas reservadas a LGBT nos presídios brasileiros foram tema do programa do canal TV Folha, do jornal Folha de S.Paulo, no domingo, 06. Um dos projetos apresentados foi o da Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria, em Vespasiano, na Grande Belo Horizonte.

Curta o Guia Gay BH no Facebook.

Walkíria La Roche, coordenadora de Políticas de Diversidade Sexual de Minas Gerais, falou sobre a percepção que teve ao ver, no presídio, detentas trans terem de cortar totalmente os cabelos. "Qual a definição de se raspar o cabelo? Eu percebi que a identidade feminina também era roubada, mas no sentido punitivo". 

Idealizado com o objetivo de prevenir doenças sexualmente transmissíveis, o projeto também abarcou tratamento diferenciado aos cidadãos arco-íris, como cortes de cabelo e maquiagem, que resgatam a identidade dos presos LGBT.

"Acho que a pessoa está ali dentro em cumprimento de pena. Isso é que está na nossa Constituição brasileira. Ela tem que entrar e cumprir. Ela não entra ali para ela pegar aids, ela não entra ali para ser assassinada ali dentro", conclui Walkíria.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.